Preparando café, cada dia.

O Clube Barista tem o objetivo de difundir as boas práticas do barismo e o entusiasmo em cada xícara.

O Blog é um espaço aberto para a discussão sobre café e barismo entre profissionais e apreciadores. Comentários, idéias e ações são muito bem-vindos! Quem quiser, agarre sua xícara e sirva-se à vontade.

Participe, compatilhe!

Helga Andrade, Barista.

Festival de Gastronomia e Cultura da Roça - Gonçalves/MG

"João-de-Barro ou da Silva faz seu teto; ninguém diz que é arquiteto."
Flávio Império

Você vira a primeira curva... mais algumas, é verdade. E chega numa parte do sul de Minas que não é famosa pelo café, mas soube usar bem o terroir da Mantiqueira para produzir sabor e beleza. Falo de Gonçalves, cidade bonita pela paisagem e pela poesia pendurada e rabiscada em todo canto.

Nesse domingo fomos convidadas pela Emater-MG e pela gestão local de turismo - eu e a Prof.a Elisângela Paiva - a levar um pouco do Núcleo de Qualidade do Café do IFSULDEMINAS para o 2° Festival de Gastronomia e Cultura da Roça. Foi um delicioso domingo de preparos coados (Chemex, Hario V60, French Press e Aeropress) e de coquetéis gelados com café para espantar o calor dos fornos a lenha engenhosamente manejados pelas quituteiras locais.

Falar de hospitalidade em Minas Gerais parece pleonasmo, mas há que se lembrar dela quando algumas horas de estrada se fazem valer pela boca: por sorrisos escancarados e delícias arregaladas.

O festival ainda continua no próximo fim de semana. Confira a seguir a programação. Mais informações no blog http://www.gastronomiagoncalves.blogspot.com.br/















Nenhum comentário:

Postar um comentário

goles de café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao vivo!